Início » Receitas de Lanches

Focaccia

Focaccia

PREPARO

120 Minutos


RENDIMENTO

15 Porções


FAVORITOS

671


CHEFF

Emporium Pax


Focaccia

Hoje temos por aqui Focaccia que Emporium Pax veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 120 minutos esta maravilha de Receitas de Lanches para seus convidados. A receita pode render até 15 Porções e é muito simples de fazer...

A Focaccia é um pão italiano assado, é um pão levedado que é macio por dentro e crocante por fora. Esta focaccia é fácil de fazer. Uma quantidade generosa de azeite de boa qualidade vai para a panela e é pincelada por cima da massa, garantindo um exterior crocante. Termine o pão com um pouco de sal marinho, ou sal grosso kosher e acrescente um pouco de alecrim fresco picado, se quiser.

A massa da receita de focaccia é muito macia e pegajosa, mas é fácil de manusear e dobrar com as mãos ou utensílios molhados. Você só precisa de 1 tigela para fazer este pão, pois a mistura, a prova e a dobra são feitas na mesma tigela.
É um pão versátil. A focaccia não é apenas um pão de almoço ou jantar fabuloso – faz sanduíches incríveis! Divida o pão horizontalmente, encha-o com qualquer recheio de sanduíche que desejar, desde carnes para o almoço e salada de ovos até almôndegas.

Como armazenar e congelar?

  • Embrulhe a focaccia em filme plástico e armazene em temperatura ambiente por até 2 dias.
  • Para congelar a focaccia, enrole-a em filme plástico e coloque-a em um saco de congelamento com zíper. Etiquete com a data e congele por até 1 mês.

Por que minha focaccia não subiu?

Se sua focaccia não cresceu, pode ser que seu fermento não seja mais viável. Outra possibilidade é a temperatura da água. Se a água estiver muito quente, o fermento morrerá. A temperatura ideal da água para o fermento é de 105 F a 112 F.

O que faz uma boa focaccia?

A melhor focaccia tem uma crosta mastigável e salgada e um centro macio e arejado.

Posso fazer essa focaccia na batedeira?

Esta focaccia requer apenas um pouco de alongamento e dobra. Se preferir usar uma batedeira, use o acessório de pá para misturar a massa inicial, tampe a tigela e deixe a massa crescer por 30 minutos. Para cada instância de alongamento e dobra mencionada nesta receita, misture a massa com o acessório de remo por alguns segundos.

 


Ingredientes Para Focaccia

  • 140 ml de água morna
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite para a massa e mais 1 fio para regar
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • Alecrim a gosto
  • 250 g de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
  • Sal grosso a gosto
  • 1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo para pães (granulado)

Como Fazer Focaccia


Misture

Primeiramente, misture o açúcar, o fermento, a água morna e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Deixe descansar por 10 minutos.


Adicione

Em seguida, junte o azeite e o sal e vá adicionando a farinha aos poucos. O ponto correto da massa é levemente pegajosa.


Deixe-a crescer

Logo depois, deixe-a crescer coberta com um pano por 20 minutos. Dependendo da temperatura ambiente, esse tempo pode dobrar.


Unte

Agora unte uma fôrma de 24 cm x 18 cm com azeite, coloque a massa no fundo e deixe descansar novamente por 15 minutos.


Faça furinhos

Em seguida, Faça furinhos usando a ponta dos dedos, espete um raminho de alecrim em cada orifício, salpique sal grosso e regue com azeite.


Finalizando

Para finalizar, leve ao forno preaquecido a 200 ºC por aproximadamente 35 minutos ou até dourar a superfície.


Informações Adicionais

  • Asse em uma panela de meia folha antiaderente para focaccia mais fina e comece a verificar após cerca de 16 minutos.
  • Para focaccia mais espessa, asse em uma panela antiaderente de 9 por 13 polegadas e comece a verificar após cerca de 22 minutos.
  • Ao fazer a prova do fermento , a mistura deve ficar espumosa após alguns minutos. Caso contrário, verifique a data de validade do fermento e verifique se a água não está muito quente – o fermento começará a morrer se a temperatura da água ultrapassar 120 F. A temperatura ideal é de cerca de 105 F a 112 F.



Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas