Quentão de Cachaça

Quentão de Cachaça

Quentão de Cachaça

Receita de Quentão de Cachaça: deliciosa e fácil de preparar este quentão de cachaça é a bebida perfeita para servir quente nas noites frias ou para um churrasco! Descubra como preparar a receita de Quentão de cachaça em casa!

Quentão de Cachaça
Receita Quentão de Cachaça
Imagem: Reprodução | Divulgação
Publicidade

Quentão de Cachaça

Prepare-se para uma delícia! Apresentamos a receita de Quentão de Cachaça, uma especialidade da Chef Emporium Pax. É possível preparar essa delícia em apenas 1 hora. Esta receita rende até 6 porções. Uma escolha perfeita para qualquer ocasião!


Publicidade



Curiosidades Sobre a Receita


O Quentão de Cachaça é uma bebida originária do Brasil que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo. É o tradicional quente rústico, preparado à base de cachaça e ingredientes naturais como canela, gengibre, cravo e mel, e adoçado a gosto com açúcar.

Sua história remonta à época colonial, quando os açucareiros consagravam o quentão como a bebida obrigatória durante as festas de fim de ano nas plantações, como uma forma de celebrar as colheitas. Hoje em dia, é bem comum servi-lo em reuniões e eventos familiares ou entre amigos.

A cachaça é o principal ingrediente do Quentão de Cachaça, pois é ela que contribui com sabor, aroma e suave acidez. É responsável também pela temperatura elevada da bebida, pois possui elevado teor alcoólico – entre 38% a 54% de álcool. Além disso, os demais componentes têm função de aromatizar a bebida.

A canela, por exemplo, apresenta um aroma marcante e adocicado, além de possuir componentes como a fibras, vitaminas e minerais que reduzem o colesterol, regularizam o sistema digestivo e ainda contribuem com a prevenção de doenças crônicas. O gengibre também apresenta ótimos benefícios para a saúde, pois possui propriedades anti-inflamatórias, antieméticas e digestivas, reduzindo as indigestões e gaorduras presentes na bebida.

O Quentão de Cachaça é uma bebida típica brasileira saborosa e nutritiva. Seus ingredientes, que contribuem para o sabor e aroma característicos da bebida, ainda trazem benefícios à saúde. Por isso, é uma excelente forma de celebração!

Experimente agora a receita!


Ingredientes Para Quentão de Cachaça


  • 2 xícaras (chá) de água
  • Casca de 1 laranja
  • 2 minimaçãs (opcional)
  • Casca de 1 limão
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 ramas de canela
  • 5 cravos-da-índia
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 3 cm x 3 cm)
  • 3 xícaras (chá) de cachaça




Publicidade

🥘 Adora cozinhar? Nós também! Venha para o nosso GRUPO DE RECEITAS no Whatsapp e descubra novas receitas todos os dias!

Entre agora e desfrute da cozinha conosco!

Como Fazer Quentão de Cachaça


  • Passo 1
    Numa panela média, coloque o açúcar, o gengibre ralado, a canela e o cravo.
  • Passo 3
    Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado — mexa de vez em quando para não queimar.
  • Passo 5
    Retire a panela do fogo, adicione as cascas de laranja e de limão e regue com a água aos poucos. Cuidado: se a panela estiver muito quente o líquido pode borbulhar. Mexa delicadamente para misturar — não se preocupe se parte do açúcar endurecer, ele vai dissolver durante o cozimento.
  • Passo 7
    Volte a panela ao fogo médio e misture a cachaça. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.
  • Passo 9
    Enquanto o quentão cozinha, lave e seque as maçãs. Corte cada uma em 4 metades e descarte as sementes e o cabinho. Apoie o lado cortado de cada metade na tábua e faça fatias finas.
  • Passo 11
    Desligue o fogo e, com uma concha, sirva o quentão direto da panela. Distribua as maçãs nas canecas e sirva a seguir.

Confira outras receitas como esta em Bebidas...
LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informações Adicionais


Publicidade