Início » Receitas de Doces e Sobremesas

Chajá o doce Uruguaio

Chajá o doce Uruguaio

PREPARO

32 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

743


CHEFF

Emporium Pax


Chajá o doce Uruguaio

Hoje temos por aqui Chajá o doce Uruguaio que Emporium Pax veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 32 minutos esta maravilha de Receitas de Doces e Sobremesas para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Esta sobremesa é um dos pratos tradicionais do Uruguai. Nesta receita você encontrará diferentes sabores e texturas em camadas surpreendentemente deliciosas. Você tem que experimentar esta versão rápida e fácil.

O que é Chajá?

Chajá é um bolo uruguaio que consiste em 3 camadas de biscoitos recheado com calda, doce de leite e um delicioso chantilly.

Qual é a origem do Chajá?

Postre chajá (torta chajá ou bolo de chajá) foi inventado por Orlando Castellano, dono da confeitaria Las Familias , na cidade de Paysandú. É uma das principais cidades do Uruguai, com 75.000 habitantes.

O nome deste bolo foi inspirado em um termo aborígene que designa uma ave típica da região. Essa ave, o chajá, poderia ser escolhida como o emblema do “Cone Sul”, que define a zona mais meridional do continente sul-americano.

Parece uma espécie de peru, com crista, bico pontudo e penas no pescoço. É frequentemente encontrado em roaming livre nas regiões do Uruguai , sul do Brasil , norte da Argentina , Bolívia , Paraguai e às vezes sul do Peru .


Ingredientes Para Chajá o doce Uruguaio

  • 500 ml de creme de leite fresco batido até chegar ao ponto de chantilly
  • 300g de doce de leite misturado com 50 ml de leite
  • Chantilly a gosto
  • 2 claras de ovos
  • 200g de biscoito tipo maisena quebrado grosseiramente
  • 2 colheres de açúcar de confeiteiro
  • Montagem do chajá:
  • 250g de suspiro quebrado grosseiramente
  • 1 lata de pêssegos em calda cortados em cubos, 400 gramas drenado

Como Fazer Chajá o doce Uruguaio


Passo 1

Para fazer o Chajá, bata as 2 claras em neve, em uma batedeira, em seguida adicione, aos poucos, 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro até obter um merengue.


Passo 2

Em seguida, desligue a batedeira e, com o auxílio de uma colher, misture delicadamente 500 ml de creme de leite fresco batido até chegar ao ponto de chantilly.


Passo 3

Agora, para fazer a montagem, num refratário, forme camadas.


Passo 4

Forme as camadas na seguinte ordem: suspiro pequeno, ou grande quebrado grosseiramente; doce de leite já misturado no leite; biscoito tipo maisena quebrado grosseiramente, pêssego cortado em cubos; chantilly.


Passo 5

Em seguida, repita as camadas finalizando com o chantilly.


Passo 6

Logo depois, polvilhe o restante do suspiro quebrado grosseiramente.


Passo 7

Para finalizar, leve à geladeira.





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas