Descubra os benefícios de cozinhar com panelas ecológicas

Descubra os benefícios de cozinhar com panelas ecológicas Confira!

Descubra os benefícios de cozinhar com panelas ecológicas

A frigideira é um dos utensílios de cozinha mais úteis porque podemos preparar uma infinidade de pratos, desde peixes grelhados a legumes salteados. Um aspecto a considerar é o...

Descubra os benefícios de cozinhar com panelas ecológicas
Imagem: Reprodução | Divulgação
Publicidade


Publicidade



Publicidade


A frigideira é um dos utensílios de cozinha mais úteis porque podemos preparar uma infinidade de pratos, desde peixes grelhados a legumes salteados. Um aspecto a considerar é o Teflon, já que as panelas que contêm esse material não são realmente as mais recomendadas, pois o antiaderente contém materiais nocivos que você pode acabar ingerindo no final, o que é ruim para nós.

Para evitar este tipo de panelas, existem outras coisas que se chamam ecológicas e respeitam o meio ambiente e o nosso corpo, por serem isentas de Teflon, que apresentamos a seguir e explicamos os prós e os contras. Neste artigo sobre frigideiras ecológicas, você pode ver algumas das melhores opções de custo-benefício.

Panelas de cerâmica

É definitivamente o melhor material para receitas orgânicas e que também tem sido usado por um longo tempo.

Elas são muito ecológicas porque não liberam substâncias nocivas ao cozinhar e estão livres de materiais pesados, por isso não são perigosas para a saúde. Outra vantagem é que elas trabalham eficientemente em uma variedade de utensílios de cozinha, seja vidro, indução ou cerâmica a gás. Claro, tenha cuidado ao usá-los, pois são muito frágeis.

Frigideiras de titânio

Este tipo de frigideiras também é isento de substâncias tóxicas e a sua principal vantagem reside sobretudo na duração da capacidade antiaderente bem como em distribuir perfeitamente o calor por todas as partes da superfície. São adequados para placas de indução e mesmo para fornos, desde que possa remover o cabo.

Panelas de ferro fundido

São panelas tradicionais que não possuem uma camada antiaderente, pois é a mesma superfície da própria panela que realiza essa função. Geralmente esse tipo de panela não emite substâncias nocivas, embora seja aconselhável prestar atenção, já que alguns modelos incluem uma camada de Teflon antiaderente. Sua principal vantagem é que eles são adequados para qualquer tipo de placa de cerâmica, enquanto a desvantagem é que eles oxidam rapidamente.

Por que o Teflon é prejudicial?

Quando temperaturas acima de 230°C são atingidas, o Teflon quebra e libera gases e partículas altamente tóxicas. O Teflon libera dois gases cancerígenos em temperaturas acima de 270°C, afetando o fígado, vesícula biliar e tireoide.

Panelas de pedra ecológicas devem vir com uma marca que garante que elas estejam livres de PTFE e PFOA.

Dicas para escolher uma frigideira ecológica

Estes são alguns pontos a serem considerados na hora de escolher uma frigideira ecológica:

  • Durabilidade: quanto mais resistente e durável for, mais ecológico e melhor para o nosso bolso. Aqui podemos recomendar o ferro fundido e aço inoxidável.
  • Condutividade térmica: qual é a sua eficiência ao transmitir calor? Quanto melhor for, melhor. Claro, um dos materiais que se destaca neste ponto é o alumínio, mas é também um produto pouco ecológico.
  • Materiais reciclados
  • Panela de fabricação orgânica: estas são as panelas cujo processo de fabricação é menos prejudicial ao meio ambiente.
  • Panelas com peças substituíveis

Como você pode ver, o material, o consumo de energia e a ausência de elementos nocivos tanto para o meio ambiente quanto para nós são os aspectos a serem olhado quando falamos de panelas ecológicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *